Bem Vindo...

O que é WebView, o motivo pelo qual os aplicativos no Android se fecham

 



Seu celular ou tablet Android consiste em vários aplicativos que você não usa diretamente, mas que permitem que o dispositivo funcione corretamente.

Um deles é o Android WebView, um aplicativo que você pode ter descoberto depois de ser atualizado automaticamente em seu terminal. Mas para que serve este aplicativo? É realmente importante ou você pode desinstalá-lo? Neste guia, mergulhamos direto no ecossistema Android para falar sobre um de seus principais serviços, o Android WebView .

Assim, veremos que função tem em seu terminal , como você pode atualizá-lo, como uma suposta desinstalação afetaria a segurança do telefone e, finalmente, como ativá-lo se estiver desabilitado por padrão. Nós começamos!

O que é Android WebView e o que ele faz?



Android WebView, ou Android System WebView, é um componente do sistema desenvolvido pelo navegador Chrome que permite que aplicativos Android exibam conteúdo da web . Por exemplo, ao abrir um link no Telegram, ele será visto diretamente no aplicativo e não o levará ao navegador Google Chrome , o que torna mais fácil e rápido visualizar o conteúdo.

Este componente chega pré-instalado em seu dispositivo Android, e já prevemos que mantê-lo atualizado é fundamental para sua segurança .

Também é muito útil para os desenvolvedores , pois, como lemos no site WebView Android , é um elemento que lhes permite ter maior controle sobre a interface do usuário de seus aplicativos e ter “opções de configuração avançada para integrar páginas da web em um ambiente especialmente projetado para sua aplicação ” .

O que o torna diferente de um navegador normal?


Como o próprio Google explica, os elementos do Android System WebView _ " carecem de alguns dos recursos de navegadores totalmente desenvolvidos".

Entre os recursos ausentes estão os controles de navegação , que permitem voltar ou avançar nas páginas visitadas, e a barra de endereços , que mostra a URL atual e permite o acesso direto a outro link. Também não podemos encontrar o botão de configuração, presente em navegadores como o Chrome.

Resumindo, o Android WebView carece dos elementos usuais em navegadores da web, mas isso também facilita o acesso rápido às funções da web nos aplicativos .

Como faço para atualizá-lo?


Já discutimos que manter o Android WebView atualizado em seu dispositivo Android é fundamental para a segurança, mas como você pode fazer isso? O mais normal é que este aplicativo seja atualizado automaticamente em uma base regular. Caso contrário, siga estas etapas para atualizar o Android WebView:

  1. Entre na Play Store.
  2. Clique no botão com três linhas horizontais no canto superior esquerdo.
  3. Acesse "Meus aplicativos e jogos" .
  4. Se houver uma atualização disponível para Android WebView, ela aparecerá na seção "Para atualizar". Clique no botão "Atualizar" que aparecerá à direita do aplicativo e começará a instalação da nova versão do aplicativo.
Para evitar ter que estar sempre atento se há atualizações ou não disponíveis para este aplicativo, recomendamos ativar sua atualização automática na Google Play Store. Este é o procedimento para fazer isso:

  1. Abra a Google Play Store e entre na página Android WebView .
  2. Clique no botão de três pontos no canto superior direito.
  3. Marque a caixa "Atualizar automaticamente".



Ele pode ser desinstalado ou desativado? É seguro?


Sim, é possível desinstalar e desativar o sistema Android WebView de seu celular ou tablet Android. Para realizar a primeira dessas ações, a desinstalação, você pode acessar a página Android WebView na Google Play Store e clicar no botão "Desinstalar".

Em vez disso, para desativar o Android WebView, você terá que ir para Configurações> Aplicativos> Android WebView e selecionar “Desativar”. Ao fazer isso, o que você obtém é desativar o aplicativo e ocultá-lo em seu telefone. No entanto, será o próprio sistema que perguntará se você tem certeza dessa decisão, pois isso pode fazer com que o Android e outros aplicativos não funcionem como deveriam .

Nenhum comentário: