Bem Vindo...

O Windows 10X está cada vez mais próximo

 


Resta cada vez menos para vermos como o Windows 10X é uma realidade e não teremos que esperar pelo Surface Neo ou pelos novos dispositivos de tela dupla para os quais ele foi inicialmente destinado. A Microsoft não quer esperar e a nova versão do seu sistema operacional deve estrear no início de 2021.

Vimos, por exemplo, como um explorador de arquivos vai estrear e uma estética renovada, mas que mais novidades encontraremos? É por isso que vamos rever as melhorias mais importantes e mudanças que trará para nossas equipes se decidirmos instalá-lo.

Tela de configuração e menu Inicial renovado


A primeira mudança que perceberemos quando iniciarmos a configuração do computador. A impressão é que agora é mais limpo, minimalista. Não perceberemos elementos ou distrações desnecessárias.

O menu Iniciar sofre uma grande mudança e, seguindo no estilo da tela Configurações, oferece uma interface minimalista sem elementos perturbadores. A barra de tarefas ainda está presente, mas agora tem mudanças.

E está relacionado à postura do dispositivo, o Windows 10X lançará uma barra de tarefas adaptativa que pode mudar dependendo do fator de forma do dispositivo ou da preferência do usuário. Uma barra de tarefas que também é personalizável para que os usuários possam determinar a posição dos ícones.

Por sua vez, a aparência do menu Iniciar agora parece mais um launcher para aplicativos em um celular do que o menu inicial tradicional. Nesta seção vemos como as Telhas Vivas desaparecem e mudam para usar ícones estáticos com Design Fluente, embora retenha o efeito de desfoque.

Centro de Ação Aprimorado



O Windows 10X apresenta um novo Centro de Ação. Com uma nova estética, melhor integrada à visão geral do Windows 10X, oferece acesso a recursos familiares, bem como notificações. A partir desta seção você pode controlar aspectos como Bluetooth, conectividade Wi-Fi, ligar ou desligar o modo de voo ou desligar o volume, que lança uma nova interface. Todas essas seções podem ser personalizadas a partir do menu "Configurações".

Fundos dinâmicos



Papéis de parede dinâmicos chegam para maximizar a personalização da área de trabalho. Semelhante ao que podemos encontrar, por exemplo, no macOS, esses fundos mudarão dependendo da hora do dia que estamos.

O mesmo plano de fundo parece diferente se você estiver usando seu PC ao nascer do sol ou ao pôr do sol, tornando a luz de fundo da tela menos irritante em certas horas do dia. Nesse sentido, os novos cenários dinâmicos também podem ser ajustados ao clima de cada zona.

Melhorias de segurança

O Windows 10X é mais seguro. A Microsoft decidiu criar uma separação entre o sistema operacional e o resto do software que usamos. O objetivo é tentar o máximo possível isolar o Windows 10X de falhas causadas por drivers, aplicativos ou ameaças de malware.

Ao ser executado em uma espécie de recipientes isolados, o Windows 10X ou seus dados não serão afetados.

Atualizações mais rápidas do Windows



Teremos atualizações mais rápidas: a Microsoft promete que as atualizações serão instaladas em apenas 90 segundos. Nada a ver com os processos atuais. O Windows 10X baixará as atualizações em segundo plano e em uma partição diferente, e quando você reiniciar o computador, eles passarão para a partição primária.

Como experimentar o Windows 10X



O Windows 10X já tem a versão RTM pronta, então não vai demorar muito para vermos que ela se tornou realidade. Além disso, esta versão não poderá ser baixada de forma tradicional e inicialmente apenas os OEMs terão acesso a ela. Isso não impede que você seja capaz de experimentá-lo cedo, já que a Microsoft criou uma espécie de emulador para usuários de uma versão Pro do Windows 10 testar o Windows 10X diretamente em nosso computador. No entanto, para testar o Windows 10X você deve atender a uma série de requisitos:

  • Faça parte do programa Windows 10 Insider.
  • Instale a versão mais recente suportada do Windows 10 (Windows 10 versão 17763.0 ou superior).
  • Use um computador com um processador Intel com pelo menos quatro núcleos que você pode dedicar ao emulador.
  • Tenha um mínimo de 8 GB de RAM,dos quais 4 GB devem ser usados para o emulador.
  • Tenha 15 GB de espaço para o disco rígido virtual(recomendamos que seja um SSD).
  • Uma placa gráfica dedicada compatível com DirectX 11 ou posterior.
  • Você deve verificar a partir do BIOS do seu computador que os seguintes recursos são suportados e ativos: virtualização assistida por hardware, tradução de endereço de segundo nível ou SLAT (paginação aninhada) e DEP (Computer-based- de Execution Prevention, prevenção de execução de dados baseada em hardware).
Você precisa ter certeza de que o Hyper-V está ativo a partir do painel de controle na seção 'Desativar o Windows's' ou desativar.
Depois de baixar o emulador da loja da Microsoft,você pode obter a imagem do Windows 10X feita especialmente para uso com o Microsoft Emulator neste outro link. Já com todos os arquivos baixados, você deve abrir o emulador, criar um novo dispositivo e usar a imagem do Windows 10X baixado.

Nenhum comentário: