Bem Vindo...

15 coisas que você pode fazer no Android Marshmallow


Na época do seu lançamento, o Lollipop chamou atenção de todos os usuários por sua interface nova e com algumas novidades, como suporte nativo a 64 bits e um novo esquema de notificações. No entanto, o Android 6.0 Marshmallow é a versão que mais implementou novos recursos de usabilidade e uma nova gama de funções, como o modo Doze e o Now on Tap, por exemplo. Para provar que o o Marshmallow oferece mais possibilidades do que o Lollipop, separamos 15 coisas que você poderá fazer apenas na sexta versão OS. Confira a seguir quais são.

1. Modo Doze (snooze)

Particularmente, esse é um dos melhores recursos do Android 6.0 Marshmallow. Com o modo Doze a bateria do seu dispositivo, mesmo sendo um modelo mais antigo, terá chances de sobreviver por um dia inteiro sem muitos sacrifícios. Além disso, você não passará mais pelo problema de ter o alarme desligado durante a madrugada por falta de bateria, quando normalmente deixamos o dispositivo carregando.

O modo Doze está disponível por padrão em todos os dispositivos que rodam com o Marshmallow, assim, você não dependerá apenas do modo de economia de energia de alguns fabricantes, como o STAMINA, da Sony, que é restrito aos modelos Xperia. Outro benefício do Doze é sua auto-configuração, visto que este modo roda automaticamente em segundo plano e gerencia serviços e aplicativos do sistema, dispensando a necessidade de ajustes manuais.

2. Permissões individuais para aplicativos

Os usuários do Android sempre tiveram que aceitar todas as condições para o uso de determinado aplicativo sem a possibilidade de restringir algumas funcionalidades ou acessos específicos. Com o Android Marshmallow essa regalia acabou. Com a sexta versão do OS é possível restringir acessos e permissões para aplicativos selecionados como, por exemplo: você pode impedir o Facebook de acessar os serviços de localização do dispositivo.

Claro, existem aplicações que precisam de certos acessos para funcionar, como o Chrome e o Foursquare, por exemplo. Mas para algumas situações de desconfiança essa opção ajudará muitos usuários.

3. Now on Tap

O Now on Tap vai além de um simples sistema de pesquisa na internet. Esse novo recurso é um modo de predições do Google Now, que é executado em segundo plano e realiza previsões e indicações para o usuário com base em textos, conversas ou páginas da internet abertas no dispositivo. O Now on Tap consegue surpreender o usuário antecipando algumas informações, mas, infelizmente, ele só pode ser usado em inglês no momento.


4. Modo silencioso com dois toques no botão de volume

Esse recurso estava presente no Android KitKat 4.4.4 mas foi remodelado com a chegada do Lollipop, que introduziu um novo esquema de volumes individuais para notificações e sons do sistema. Muitos usuários não ficaram satisfeitos com a mudança presente na quinta versão do robô verde, portanto, o Google tratou incluí-la de volta no Android 6.0 Marshmallow.

Seu uso é muito simples: basta pressionar a tecla de volume para baixo até que todos os sons sejam silenciados, inclusive o modo de vibração. No Marshmallow, você pode deixar todos os toques mudos com o duplo clique no mesmo botão.

5. Controle simultâneo ou individual de sons

Esse tópico serve como continuidade do anterior. Conforme mencionei acima, o Lollipop possui um esquema mais completo para configurar os sons do dispositivo, onde três opções estão acessíveis a partir dos botões de volume e outras quatro podem ser ajustadas entre as configurações do sistema.

O Marshmallow integrou todos os áudios do sistema ao botão de volume, incluindo o alarme, notificações, chamadas, multimídia e vibrações. Você não precisará mais ajustá-los individualmente, basta usar os botões físicos do dispositivo para que todos os sons sejam ajustados simultaneamente.

6. Suporte nativo para leitores de impressões digitais

A maioria dos fabricantes estão se adequando à nova tendência dos sensores de impressões digitais. Uma das novidades do Android 6.0 Marshmallow é o suporte total para leitores biométricos, incluindo o cadastramento de impressões e autenticação das digitais do usuário.

7. USB Type-C

O USB Type-C se tornará um padrão entre os smartphones muito em breve, visto que o Nexus 5X e o Nexus 6P foram os primeiros dispositivos Android a apresentar essa novidade. O novo padrão de USB é consideravelmente mais rápido do que o USB 3.0, oferecendo menor tempo de carga para o dispositivo e maior velocidade na transferência de dados.


9. Personalizar funções da barra de atalhos rápidos

Essa função precisa de mais desenvolvimento por parte do Google, mas já é possível modificar alguns ícones da barra de atalhos rápidos através das opções existentes. Algumas delas contribuem para uma experiência melhor com o software, como a opção de mostrar o percentual de bateria quando o dispositivo está carregando ou modificar os atalhos rápidos da barra do sistema.



9. Seleção de textos mais rápida e fácil

O selecionador de textos do Android 6.0 Marshmallow está mais prático e rápido. Ao marcar uma frase ou trecho de um texto, as opções de "copiar", "recortar" e "colar" aparecem acima da seleção em forma de pop up. Assim, não é mais preciso ir até o topo do aplicativo e selecionar o botão de copiar, por exemplo, o que já torna a usabilidade do sistema mais aprimorada.

10. Mais controle sobre a memória RAM

No Marshmallow existe uma opção entre as configurações do sistema chamada "Memória". Nela, podemos acessar configurações avançadas da memória RAM do dispositivo como, por exemplo, consultar o consumo individual de diferentes aplicativos. Assim, é possível encerrar aqueles que estiverem gastando mais memória.

11. Google Chrome integrado em aplicativos

Essa é uma grande novidade do Android 6.0 Marshmallow, sobretudo para os desenvolvedores. Os aplicativos que precisam acessar a web agora possuem uma "versão mini" do Chrome, capaz de exibir a página da internet em questão dentro do próprio aplicativo. Com isso, nenhuma aplicação precisará ser colocada em segundo plano para que o Chrome seja lançado em busca de alguma informação, principalmente em casos de logins em redes sociais e permissões de aplicativos.

12. Compartilhe conteúdos mais facilmente

O menu de compartilhamento padrão do Android foi remodelado no Marshmallow. Ao invés de uma lista suspensa de aplicativos, agora temos uma janela mais simpática que exibe os contatos mais recentes e aplicativos que oferecem opções de compartilhamento, como o Google Drive e o WhatsApp, por exemplo.


13. Comandos de voz na tela de bloqueio

No canto esquerdo da tela de bloqueio do Android Lollipop existia um ícone de acesso rápido para o discador do dispositivo. No Android 6.0 Marshmallow essa opção foi substituída pelo ícone do Google Now, representado por um pequeno microfone. Assim, basta puxar essa opção para cima e utilizar os comandos de voz do buscador sem quaisquer impedimentos.



14. Aplicativos padrões

No Android Marshmallow você pode escolher quais aplicativos serão utilizados em ações específicas, como o navegador padrão de internet, o aplicativo preferencial para ligações ou SMS. No Android Lollipop apenas a opção para o aplicativo padrão de SMS estava disponível nativamente.

15. Novo sistema de backup

O Android sempre foi capaz de realizar o backup de dados importantes, como senhas de Wi-Fi, e-mails, contatos e calendários. Com o Marshmallow, os desenvolvedores poderão expandir esse recurso para os dados de cada aplicativo instalado, ou seja, se você entrar com sua Conta do Google em outro dispositivo todos os apps instalados anteriormente serão resgatados automaticamente.