Distribuições Linux para computadores antigos (Ressuscite seu PC/Laptop)
Seu PC não aguenta mais executar a versão mais recente do Ubuntu, Debian ou Fedora? Então conheça algumas distribuições Linux para computadores antigos e descubra qual poderá trazer seu computador à velha forma.
Por causa da indústria de software e hardware e das necessidades atuais, computadores ficam obsoletos muito rápido. Entretanto, isso não significa que você deve deixar seu velho computador parado.
Linux Lite
Como o próprio nome sugere, Linux Lite é uma distribuição Linux peso pena que não precisa de um super hardware, ou seja, ela pode ser usada facilmente em computadores mais antigos.
A equipe por trás da distro afirma que: “O Linux Lite é totalmente funcional “Out of the box” (fora da caixa, ou como é entregue), isso significa que você não terá que instalar nenhum software extra quando iniciar o computador pela primeira vez.” Isso é muito útil, principalmente para iniciantes, já que eles não precisam sair a procura de alguns aplicativos básicos para instalar.
Linux Lite é baseado no Ubuntu LTS (Long Term Support). A versão LTS dá suporte para 5 anos o que significa que uma vez que você instalar o Linux Lite no seu computador, ele irá fornecer atualizações por 5 anos.
A versão atual do Linux suporta exFAT, Android MTPFS, conexões VPN, Bluetooth e NTP e muitas mais. Alguns dos aplicativos que vem pré-instalados são o Firefox para navegar na web, Thunderbird para ler e-mails, Dropbox para armazenamento em nuvem, VLC Media Player para a reprodução de músicas, o LibreOffice como ferramenta de escritório, Gimp para edição de imagem e Lite tweaks para ajustar o seu ambiente de trabalho.
Requisitos mínimos de hardware da distribuição Linux Lite
Processador de 700MHz
512 MB de RAM
Tela VGA 1024 × 768
Unidade de DVD ou USB
Espaço livre em disco pelo menos 5 GB
Bodhi Linux
Bodhi Linux é uma distro rápida e minimalista baseada no Ubuntu 14.04 LTS, que é leve e personalizável, graças ao ambiente de trabalho Moksha e suas aplicações dedicadas.
Para quem ainda não conhece, o ambiente Moksha é um novo fork do bom e velho ambiente de desktop Enlightenment E17, que traz para o sistema todas as capacidades e características do E17, acrescido de várias otimizações, bem como um melhor suporte para GTK+3.
O objetivo do Bodhi Linux é fornecer uma base mínima só, de modo que os usuários possam instalar os aplicativos que deseja usar, por isso, Bodhi Linux vem apenas com alguns aplicativos por padrão.
Resumindo, não há muito software pré-carregado no Bodhi Linux, e por isso ele não é grande em tamanho e quando instalado em computadores mais antigos, é executado bem sem precisar usar muita memória. Mas nem por isso pense que não pode instalar outros aplicativos, pois na verdade você pode instalar qualquer aplicativo que precisar.
Requisitos mínimos de hardware da distribuição Bodhi Linux
Processador de 1.0GHz
256MB de RAM
Unidade de DVD ou USB
4 GB de espaço em disco
Nenhum comentário: